<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 18, 2005

Falta à Igreja uma boa ideia 

"A actual mensagem da Igreja - para além de ser dificilmente identificável fora das questões sexuais - deixou de dar às classes médias qualquer sentido prático para as suas pulsões, dilemas ou desígnios".
Essa é que é essa!... Ou como diria um famoso colunista já desaparecido, "as coisas säo que säo"...
Diräo os apologistas do costume que a mensagem da Igreja é a mais brilhante das ideias possíveis. Täo brilhante que näo precisa de marketing nem, muito menos, de adaptaçöes ao espírito do tempo. Por isso, a culpa do afastamento massivo das pessoas em relaçäo à Igreja e ao que ela anuncia é sempre dos outros: de uma sociedade secularizada, consumista, hedonista e outros "istas"...
Quem assim pensa faz lembrar aquele famoso personagem de "Cândido", de Voltaire que, apesar de todas as evidências, continuava a ver, apenas e sempre, "o melhor dos mundos"...

Comments:
Tão importante como a mensagem é o que se oferece depois da adesão à mensagem: a comunidade dos crentes. E neste aspecto o que se oferece hoje é por vezes o mesmo que se oferece há muitos anos: uma estrutura onde os leigos são subordinados do padre e devem cumprir uma série de regras. Ora quase ninguém tem hoje paciência para isso.
 
Acho pouco esperançosa esta mensagem.
A culpa será da Igreja ou de nós (in)fiéis?!
Desejo-lhe um bom Natal com muita esperança e fé.
 
Caro Contra a Corrente,
Às vezes o discurso pode parecer "desesperançado". Mas näo é esse o caso.
Näo posso responder à sua questäo sobre a culpa porque entendo que todos somos Igreja, desde o último bébé que foi baptizado até ao Papa. Portanto, estamos todos incluídos. Mas essa é apenas mais uma razäo para todos nós, os cristäos, dizermos o que pensamos... Sem ter medo das palavras. E ter esperança nunca deve ser impedimento à lucidez.
Bom Natal. Com fé. E esperança.
 
Caro Manuel:
É tudo uma questão de palavras?!
Então tudo bem...
Obrigado pelo link
 
Posso estar enganado mas penso que a Igreja está a viver um bom momento. A procura da unidade mesmo com outras religiões e o despertar dos leigos são indícios disso.
E acredito que o Espírito não dorme.
Bom Natal, com Esperança e Fé!
 
Já está linkado!
Bom Natal!
 
Curioso como alguns não católicos apontam no sentido contrário: veja-se Pacheco Pereira, num interessante artigo intitulado "O Camauro", publicado no Público e disponível no abrupto (http://abrupto.blogspot.com/2005_12_01_abrupto_archive.html#113587543775022524).

Feliz Ano Novo
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?