<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Desculpem a reincidência... 

Bento XVI pronunciou-se esta manhä, pela primeira vez, sobre a questäo dos cartoons que têm andado por aí a servir para tudo e mais alguma coisa. Embora se possa dizer que a intervençäo papal peca por tardia, temos de ter em atençäo que no Vaticano näo há tempo. Limitemo-nos, portanto, a saudar o conteúdo:
"O discurso papal acrescentou que, em nenhum caso se podem admitir “a intolerância e a violência” como forma de resposta às ofensas, “porque não são respostas compatíveis com os princípios sagrados da religião.
Para o Papa, é preciso denunciar claramente “aqueles que se aproveitam deliberadamente da ofensa causada aos sentimentos religiosos para fomentar actos violentos, tanto mais que isso produz fins alheios à religião”.
Näo é nada que muitos outros näo tenham dito já. Mas é importante que o Papa o diga. Mais referências a este assunto aqui e aqui.
Graçola para consumo interno: E se Freitas do Amaral pedisse a alguém do Vaticano que lhe redigisse os comunicados? Talvez deixasse de ser mais papista que o Papa...

Comments:
Esteve bem, o nosso chefe. ;)
 
Gosto da citação, sim senhor.

"no Vaticano näo há tempo"

:) Pois...
 
Bom dia!

Convém acrescentar que Bento XVI também diz no mesmo documento que "(...) é necessário e urgente que as religiões e símbolos religiosos sejam respeitados e que os crentes não sejam objecto de provocações que firam os seus sentimentos religiosos", o que não augura nada de bom para as juridisções possíveis da liberdade de expressão. Como não estou com tempo para uma análise acerca do sentido do riso, friso só que espero que, por exemplo, "A vida de Brian" dos Monthy Pithon (obra prima!)continue a poder ser visionado tranquila e alegremente, mesmo que fira sentimentos religiosos (assim como muita outra coisa não cómica como alguns rebates do Godard, do Pasolini, etc etc etc, e para nos ficarmos apenas por exemplos cristãos - já que o sou ou tento ser... :)

Abraço.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?