<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Provocaçäo 

Ainda a propósito do centenário do nascimento do Agostinho da Silva, näo resisto a deixar aqui um par de frases das suas "Aproximaçöes":
* * *
"Haveria uma forma segura de não ser herege, e seria esta a de não pensar, forma de resto muito mais frequente de emprego do que geralmente se julga: quem não deseja correr nenhum perigo deste género como que se demite de gente e fica esperando, para a ter, que uma opinião tenha sido garantida por todas as autoridades existentes..."
"Mas não há vida sem perigo: e a verdade é que os que não ousam pensar pela própria cabeça, caem em grande parte das vezes vítimas da moda e garantem, contra ou a favor, aquele pensamento que daí a um instante nem mesmo será lembrado;..."
"Pode-se e deve-se correr o risco da heresia; nenhum impedimento deve ser posto ao livre curso do pensamento nem à sua expressão, para que se evite, acima de tudo, a ditadura (...). Vá o pensador onde o levam a sua paixão e a sua inteligência. Mas o que não deve esquecer é que, na medida em que faz parte da Igreja, e não há ninguém que, quer o queira quer não, não faça parte de uma Igreja de que é cabeça o Pai de todos os homens, o primeiro dever seu é o de não quebrar a sua fraternidade com a massa..."
* * *
Que me (lhe) dizem?
(Para quem quiser saber mais sobre este autor, pode começar por aqui, ou aqui , ou aqui...)

Comments:
Não digo nada! Apenas aplaudo. Mas afinal, quem foi Agostinho da Silva?
 
Ah!... Isso terás de descobrir! Para começares a acercar-te ao homem, coloquei uns link's no post, onde podes, pelo menos, ler alguns dados biográficos. Mas o mais importante seria ires ter às obras dele. Mas isso já é trabalho teu... :)
 
Ora, os leitores fiéis do blog não desistem dos direitos adquiridos...

Exigimos (exijo?) que me digas mais sobre o homem!
 
Agradecido(s)! :p
 
Näo, näo... Aqui näo há direitos adquiridos! Apenas deveres de bom leitor :)
Imagina se eu te ia estragar o prazer da descoberta....!
 
Na sua última crónica no DN, no passado domigo, dia 12, Anselmo Borges chamava a atenção para a necessidade de qualquer religião se confrontar com a crítica: "é preferível ser ateu do que idólatra"...
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?