<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 24, 2006

Oraçäo 

"Dizes-me para carregar a minha cruz, Senhor. Não me dizes para ir à procura da minha cruz, com práticas ou penitências: encontro-a mesmo debaixo do nariz. Cada encontro difícil, que irrita o meu ego, faz parte do Teu plano para mim. Começando pelo meu corpo e pelo meu coração: as dores e limitações dos meus membros, a minha casmurrice e a minha timidez, fazem parte da minha cruz. Muitas vezes gostava de ser diferente, mas este(a) sou eu, e tenho que aprender a gostar de mim como Tu gostas. Quando não se me ocorre nada para dizer em grupo ou quando penso mal das coisas, estou a carregar a Tua cruz.
O que me consola é que Tu gostas da minha companhia. Não te importas com os meus silêncios e aceitas os meus resmungos de mau humor que, às vezes, é o mais parecido com uma conversa. Nem sempre me sinto bem comigo mesmo(a). Há momentos, como dizia Groucho Marx, em que não me apetecia pertencer a nenhum clube que me aceitasse como membro. Tu não só me aceitas, como me fazes sentir que pertenço aqui; como um recém-nascido que estás encantado de receber".
* * *
Texto roubado ao "Lugar Sagrado", que volto a aconselhar...

Comments:
"Não me dizes para ir à procura da minha cruz, com práticas ou penitências: encontro-a mesmo debaixo do nariz."
 
Olá Manel e /me.

Cá venho eu, o catecúmeno de serviço... ;) Convém não confundir a cruz cristã com as agruras da vida... Não que a primeira mude o conteúdo das segundas, transformando no entanto a relação que se tem com elas... E sobretudo, o tomar a cruz propriamente cristã, as consequências práticas, psicológicas, políticas, espirituais, sexuais, etc etc etc, que a assumpção do cristianismo indicar particularmente para cada um de nós... Ele não foi crucificado simplesmente porque era mortal e finito, mas porque se ergueu em tomada radical de vida e perspectiva...

Digo isto não porque esteja contra-expresso no post, mas porque é uma confusão muito costumeira ( a minha cruz e etc e tal). Só é cruz quando cristológica, e não quando doi ou aborrece... Aliás, há dores e aborrecimentos anti-cristológicos, como se sabe...

É que esta é uma das minhas causas de estimação... Eh eh eh...

Abraço e bom fim de semana.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?