<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 31, 2006

Sobre o ensino 

A educação e o ensino têm sido objecto de reflexão em alguns blogues por onde costumo passar. Com o propósito de dar o meu contributo para o debate, empenhei-me em descobrir, no arquivo morto da minha caixa de correio, um texto que alguém me enviou há tempos, com um exemplo da evolução histórica recente do ensino em Portugal. Aqui o deixo à vossa consideração.

Ensino nos anos 50/60
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?

Ensino tradicional-Anos 70
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$00. Qual foi o seu lucro?

Ensino moderno-Anos 70
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. Um cardinal do conjunto M é de 100$00 e cada elemento de M vale 1$00. Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M. Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.Ensino renovado-1980Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 80$00 e o lucro é de 20$00. Trabalho a realizar: sublinha a palavra batatas e discute-a com o teu colega de carteira.
Ensino renovado-1980
Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 80$00 e o lucro é de 20$00. Trabalho a realizar: sublinha a palavra batatas e discute-a com o teu colega de carteira.

Ensino reformado-actual
Um campunês reçebeu um sbssidio de 50 eurios para purdusir um saco de batatas o qual vendeo por 100 eurios e gastou 80 eurios. Dezenha uma batata e em seguida dis o que penças desta maneira de enriquesser.

Comments:
Curiosamente, ainda hoje passei por um gabinete onde estava pendurado à porta uma cópia desse mail, mas na sua versão inglesa. O mal não é só português, apesar do nosso caso ser bem escabroso.
 
É uma piada antiga - anos 70 - sujeita a actualizações.

Sob um fundo politicamente reaccionário, diz grandes verdades.

O problema não abordado ( raramente abordado ) é: causas?

Na minha opinião, é do interesse de quem domina o mundo que a escola das massas, em princípio pública ( mas há variantes ), imbecilize quem por lá passa. A formação das elites ficará a cargo de escolas especiais, em princípio privadas ( mas há variantes ), em que o ensino é de qualidade.

"De qualidade" deve entender-se nos planos científico-natural e tecnológico; na maioria dos casos ( mas há variantes ), tal não se aplica aos planos científico-social e das humanidades.

Não percebo o espanto: Porque razão haviam as escolas de escapar à lógica geral da nossa sociedade?

ZR.
 
Sublinho:

"é do interesse de quem domina o mundo que a escola das massas, em princípio pública ( mas há variantes ), imbecilize quem por lá passa".
 
Eu, possuidor de uma certa ingenuidade naïf, tenho, confesso, alguma dificuldade em aceitar essa "visäo da conspiraçäo", apesar de lhe reconhecer sentido... :)
 
Desta vez discordo da visão conspirativa. Os grandes responsaveis das medidas que são criticas no mail são pessoas de esquerda, que acreditam na visão de Rousseau da sociedade e que querem implementar uma sociedade nova a partir da escola.
 
Eu também discordo da versão conspirativa, mas não me admiro que ela tenha o seu papel nisto tudo, nem que seja pela passividade de alguns...
 
Nas últimas décadas (com governos de esquerda e de direita) o ensino em Portugal tem sido orientado apenas para um objectivo: sucesso estatístico. Não se pode reprovar os alunos mas também não há mecanismos para apoiar os alunos que ficam para trás. Ao fim de algum tempo nem os alunos sabem nada nem os professores querem saber se os alunos sabem ou não.
 
Nisso, o CA tem razão.
Os pais a avaliarem os profs só ia acentuar o problema.
 
"Desta vez discordo da visão conspirativa. "

On, apenas discordas por um simples motivo: nao te interrogaste como foi possivel essas pessoas de esquerda tao naifs terem tomado as redeas da educacao com tanta facilidade e durante tanto tempo... Got it?
 
Esclarecimento:

E' claro que conspiracao e' um conceito errado para descrever a ordem "natural" das coisas. A palavra "natural" deve ser entendida tendo como ponto de referencia a sociedade em causa, e' obvio.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?