<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 07, 2006

Procriaçäo 

O Pontifício Conselho para a Família apresentou ontem ao público um documento intitulado "Família e Procriaçäo Humana". Resume a visäo e as propostas da Igreja para questöes que têm andado em voga no nosso país. Em Roma nada de novo.

Comments:
Não li ainda - e, para ser franco, não sei se lerei.

Deve ser assim: Nos planos de Deus, a sexualização da nossa espécie tem por objectivo a união dos corpos, que tem por finalidade a procriação.

Pelo que o sexo tem que ter no horizonte a procriação.

Mais umas palavras sobre o amor entre um homem e uma mulher como simile do amor de Deus pelo homem.

E as proibiçõezitas do costume.

Ok.

( No fds passado, na FNAC, na secção "Religião", lá estava a encíclica do papa. Perguntei ao funcionário da secção como ia de vendas. Sorriso largo. )

ZR.
 
Precisando: ontem foi dado a conhecer que O CPF publicou um novo documento: sem aviso prévio, sem conferência de imprensa de apresentação e sem disponibilização do texto no site da Santa Sé; apenas a divulgação de uma nota explicativa.
Ao que tudo indica, o texto destina-se somente ao episcopado; com a finalidade de ser objecto de estudo doutrinal e pastoral.
Segundo a referida nota, o documento visa "propor uma leitura doutrinal do problema e abrir as portas à investigação futura sobre as questões actualmente objecto de debate".
Aqui há gato...
 
Porque é que o documento não está na net?

Como são escolhidas as pessoas do CPF?

Tratando-se de assuntos sérios, que não afectam os celibatários, não haveria que auscultar também os católicos em geral?
 
Caro Pe. Manuel,

Porque é que as novidades têm que vir de Roma? :o)

Acho engraçado como se possam fazer comentários sobre um documento que ainda não se leu. Eu já li e surpreendeu-me o modo positivo de apresentar os princípios da doutrina católica sobre a vida, sobre a família e sobre o complexo tema da procriação humana, sem querer entrar em conflitos e guerras mesquinhas. Este facto parece-me extremamente positivo.

Um abraço,
 
CA,

Näo te sei dizer por que é que o documento näo está disponível.
Tens razäo no que dizes.
Suponho que a elaboraçäo destes documentos é "encomendada" a especialistas das áreas em questäo, convidados e merecedores da confiança dos responsáveis.
 
Caro JP,

Achas engraçado? Näo sei por que dizes isso. Limitei-me a informar sobre a apresentaçäo de um documento sobre um tema de grande actualidade. Evitei fazer qualquer comentário pessoal ou interpretaçäo. E rematei dizendo que em "Roma nada de novo", porque as 3 ou 4 notícias sobre o assunto diziam expressamente que o documento näo trazia novidades, mas pretendia resumir e actualizar a doutrina já existente sobre a matéria. Nada de novo, portanto. Simplesmente.
 
JP

"surpreendeu-me o modo positivo de apresentar os princípios da doutrina católica sobre a vida, sobre a família e sobre o complexo tema da procriação humana"

Quer dizer que finalmente deixaram de embirrar com as famílias homossexuais (sempre pela negativa) e começaram a preocupar-se em ajudar as famílias casadas catolicamente a viverem melhor e os casais de noivos e namorados a prepararem-se melhor?

Quer dizer que deixaram de embirrar com a PMA e com a medicina na reprodução e controle da fertilidade e propõem princípios universais de defesa da vida, aplicáveis a qualquer tipo de procriação, assistida ou não?
 
Caro Pe. Manuel,

O "acho engraçado" referia-se aos comentários, e não ao post em si. Peço desculpa pelo mal entendido.

Um abraço

CA,

Eu não tenho nada contra os homossexuais, que respeito.

Concordo que, apesar de já se fazer alguma coisa, ainda há muito a fazer no que respeita à preparação para o casamento dos jovens casais. À medida que vou conhecendo os problemas com que se deparam, no dia a dia, as pessoas que decidiram seguir o caminho do matrimónio, percebo cada vez melhor porque é que os Apóstolos, depois de ouvirem Jesus a falar sobre o casamento, exclamaram: "Se é assim, então o melhor é não casar" (cf. Mt 19,10). E também percebo melhor porque é que a Igreja pede o celibato aos seus sacerdotes, pelo menos na Igreja latina. Por isso, tudo o que possa ajudar os casados a viverem melhor a sua amizade com Cristo, é algo que vejo como muito positivo e, nos dias que correm, extremamente necessário.

Com os melhores cumprimentos,
JP
 
Naturalmente que fala da ética farolesca... Claro que F.oleiro tem profunda da ètica. E por iso não anda nada confuso..
 
Não, o F.oleiro não sabe bem o que é ética. SEnte-se perdido. questiona sobre o seu significado.

Passo a citar o dito:

"Uma emoção ética será um espasmo vesical? Um bloqueio do colédoco?" (sic)

Par o F.oleiro a ética é uma questão vesical. Ou um bloqueio cloacal. Não admira.
 
Uma emoção ética: indignação perante a injustiça, tristeza perante a violência e o absurdo... Não sentir tal e pretender ética... não se fundará então no amor. Na vida. Pois. Contabilidade, administração de interesses e identidades, individuais e colectivas... Conhece-se o esquema... E não é ético ;)
 
E uma vez mais temos de chamar à baila Juan Masiá e o seu artigo "De vuelta en mi país"...
JS
 
Vocês sabem tanto "disto"...
Conto convosco para a partilha de opiniões, para a juda nalguma questão...
enfim. Conto convosco.

Um abraço

Fátima
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?