<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 02, 2006

"Se o mal... 

...reina à nossa volta, sobre a Terra, não nos escandalizemos; levantemos antes a cabeça. Estas lágrimas, este sangue e estes vícios que nos espantam, medem, na verdade, o valor do que somos. O nosso ser tem de ser algo muito precioso para que Deus o prossiga através de tantos obstáculos."

Pierre Teilhard de Chardin

Comments:
Argumento à primeira vista sem sentido, como o do post posterior sobre o Espírito na Igreja.

Digo "sem sentido" em termos lógicos puros. Estás a ver: pensando assim, uma experiência desfavorável nunca infirmará uma posição a priori. Encontraremos sempre nela - lida "ao invés" - a confirmação da posição a priori.

E contudo ... e contudo é um argumento muito forte, porque olhamos para as coisas com uma grande Esperança dentro de nós. É esta Esperança que nos faz ler "ao invés". E não há nada de errado nisto.

Um abraço,
ZR.
 
Zé,

Acontece, com alguma frequência, que, nos campos dos afectos e do transcendente, por exemplo, näo seja a lógica a levar-nos até ás nossas mais profundas convicçöes ou belas experiências. Por vezes é mais este "olhar" para as coisas com olhos "irracionais", para descobrir nelas sinais de Esperança. Isto pode soar a ridículo para uma cabeça pensante... mas näo me choca demasiado. :)
 
Claro, claro, é assim mesmo:

A Esperança não é muitas vezes racional. Nasce de outro "aparelho" do homem.

'braço,
ZR.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?