<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 03, 2006

O medo 

Através do CA, fui ler o último artigo de Anselmo Borges, no DN, em que se faz eco do XXVI Congresso da Associação de Teólogos e Teólogas João XXIII.
Lá aparecem coisas como estas: "...a teologia tem sido frequentemente "um pensamento cativo". Apesar das suas pretensões de cientificidade, tem-se visto dirigida e submetida por uma instância autoritária que, por mais justificada que seja a partir de uma determinada crença religiosa, é "uma instância extracientífica".
É neste contexto que se inserem as referências ao medo que existe na Igreja. Citando José Maria Castillo, o articulista afirma: "Há hoje muito medo na Igreja. Medo de pensar, de falar, de escrever", um medo tanto mais forte quanto menos consciência se tem dele. A consequência é uma teologia bloqueada, que passou a ser "um pensamento marginal", de tal modo que o que dizem os padres, os bispos, os teólogos "interessa cada vez menos e a menos pessoas".
É verdade que existe medo. Porque quem ousa pensar de forma diferente, mesmo em temas secundários, vê-se imediatamente confrontado com um muro de intransigência, às vezes disfarçada de displicência. Mas além do medo há a exaustäo e a consequente resignaçäo. "Näo vale a pena...", já ouvi eu dizer a muito boa gente. Num tempo em que tudo se acelerou, mudando as nossas necessidades e os nossos ritmos, já näo há paciência para ter esperança, no que se refere a uma Igreja que parece parada. Este é o maior perigo. O medo faz heróis. A exaustäo, a resignaçäo e a falta de paciência fazem desertores...

Comments:
o medo paralisa e mina a confiança
Deus nos livre do medo...
 
É entusiasmante resistir contra o cinzentismo e o monolitismo, mesmo e sobretudo na teologia.
 
Para quem tem espírito independente, teologia não é actividade aconselhável - a menos que seja rico e não tenha que viver de ensiná-la. Nem todos têm a sorte de um Hans Küng ...

( Estou a falar do mundo católico romano, claro; por outras paragens a liberdade é maior - e não se cortam os víveres. )

Ah, a resignação e a dedicação a pequenos nadas sem importância são precisamente objectivos dos polícias dos teólogos - à bruta dá mau aspecto ...

Bom retorno!

( Sabes que desmaei na catedral de Santiago, caí e parti o maxilar? Estava a pedi-las: percorri os últimos 15 km a correr para chegar a tempo à missa do peregrino. Mas os meus amigos têm razão - a religião faz mal !! ).

Beijinhos,
ZR.
 
ZR, reencontramo-nos aqui. :D

Já te disse que essa tua queda em Santiago tem ar de castigo divino. :P

Abraço. :)
(que bom o Manuel ter voltado, ein?)
 
Medo do quê?...

PS: Bom dia.
 
ZR
Eu já vi esse filme. :)
Não foi um tal de Saulo que, a caminho de Damasco, caiu de um cavalo... Só não consta que ele tenha partido o maxilar!
A urgência do Reino dá nisto. :)
Abraço!
 
Bem pergunta o Vitor: "Medo do quê?"
Hummm... Eu tenho medo daqueles que tem até medo de ter medo.
 
Mau!!

1) /me, já te expliquei que os meus pecados não justificam semelhante castigo.

É certo que tenho dormido com homens e mulheres, mas NUNCA o fiz em situações de emparelhamento meu ( do/a outro/a sim, mas fui ao engano ). Nessas condições, para mim não é pecado.

Mas apareceu-me em Valença um puto ( muito giro ) mal-cheiroso, pedrado, que vinha do festival de Paredes de Coura, que precisava de ir para casa no Porto, e que não tinha dinheiro. Dei-lhe os trocos, que não chegavam até ao Porto - e podia ter dado mais. Pecados destes tenho muitos - mas a tua Igreja liga-lhes tão pouco ... ao contrário daqueles ... que o não são ... E se Jesus se disfarçou de punk mal-cheiroso?

Uma explicação possível é que rezei pelos pecados dos meus amigos ( tu incluído ) e no serviço que se ocupa dessas matérias fizeram confusão ...

2) Nasacris: Quando abalei para Santiago, já tinha percorrido a minha estrada de Damasco.

Tchuik,
ZR.
 
Hmmm, diz um amigo meu que por outro tanto Sodoma foi varrida do mapa...

Mas cá p'ra mim, ele não sabe ler bem.
 
Olá a todos!

Oh Zé! Partiste o maxilar??? Tens de ter mais cuidado com esses arrobos místicos!!!!
E já estás bom? Espero que sim. Alegro-me de te "rever".
 
Estou aflito!
Näo consigo aceder ao meu blogue. Só dá para entrar através do editor. Quando quero entrar aparece-me uma página em branco... alguém me pode dizer que raio posso fazer? Isto deve ser boicote romano...:)
 
Vim bater à porta!
Posso entrar?
Recebes-me com visita?

Beijos peregrinos
 
Medo? Ilusão? Há dias um Companheiro comentava-me que se a Igreja (cof, cof, determinados membros, digo eu) continua assim com algumas intransigências, arrisca-se a entrar num beco sem saída. Fiquei a pensar nisso.

Apesar de tudo fica-me a esperança... Lá diz S. Paulo em Rom 8 que nada nos pode separar do amor de Deus.

Na semana passada estive a ver um documentário, na cadeira de Filosofia da Ciência, sobre a expansão do Universo. Desde Pitágoras, a Einstein, passando por Ptolomeu e pelo desgraçado do Galileu, que deu inicio às discussões entre a ciência e a Igreja, repassou como a observação foi mudando a crença do Cosmos. Estava eu na minha contemplação mistica diária e só via um Deus em expansão, em crescendo que quer ver os filhos a crescer. Porque será que havemos de ter medo, se somos convidados a conhecer e a explorar? Mistério, como sabemos, não é aquilo que é impossivel saber... Logo, há que ir mais além e escutar os sinais dos tempos... Digo eu que sou ainda um jovenzinho, como consagrado!!!

O que me vale é ler as conversões de alguns santos, como o do São ZR que no seu arrebatamento em plensa ânsia de chegar à santa Eucaristia, até o maxilar parte... Algo me diz que temos Mártir!!! :D (As melhoras ZR!)

Abraços com a minha oração! :)
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?