<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 05, 2006

Observaçäo 

"Osservatore Romano assinala 145 anos ao serviço do Papa".
Curioso... E eu que pensava que estava ao serviço da Igreja! Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita...

Comments:
Se o Papa não estivesse ao serviço da Igreja, é que eu achava curioso :)
 
Ora viva, JP!
É impressäo minha ou há aí uma ligeira identificaçäo entre Papa e Igreja? Que o Papa sirva a Igreja, é o que se espera. Que o jornal sirva a Igreja, é o que se necessita. Que o jornal sirva o Papa, porque este serve a Igreja, é uma derivaçäo sinuosa, ambígua e perigosa.
Dito isto, convém dizer que o post era apenas uma piada a uma "certa maneira" de falar, dizer e escrever...É um "lapsus linguae" que achei curioso (e que encerra todo um mundo de interpretaçöes...).
 
Ora, ora ... Consigo arranjar tantos papas que não serviram a Igreja ...

Oh, JP, o papa faz parte da igreja miltante ( na melhor das hipóteses ); a comunhão desta com a militante ( Cristo à cabeça ) faz-se pelo Espírito Santo, vento que sopra donde e para onde menos se espera; avezinha de voo irregular e caprichoso ( para nós ).

Ninguém aqui em baixo pode ter a certeza absoluta das coisas - excepto as reveladas, e, mesmo aqui, há o problema da contribuição do autor material, da interpretação, ...

( Eu sei que a Igreja romana tem a pretensão de, em certas condições, ser capaz de aprisionar a pomba - aprisionar Deus!! - e garantir que, pela inspiração divina, é infalível. Bom, para mim isto roça o sacrilégio - e não é a questão de ser o papa ou o concílio. )

Logo, por muito boa vontade que o bispo de Roma tenha ( admettons, admettons ... ), o homem pode errar em muita coisa, em tudo até, e des-servir a Igreja. Achas que documentos como "Um javali entrou nas vinhas do Senhor" ( Leão X, sobre Lutero ) ou o "Syllabus" ( Pio IX, sobre o modernismo ) serviram a Igreja?

Ora, ora ...

ZR.
 
"triunfante" na segunda ocorrência de "militante", claro.
ZR.
 
Caro Pe. Manuel,

Eu não identifiquei o Papa com a Igreja. Mas também não contrapus um ao outro :)

Zé Ribeiro,
se ninguém, aqui em baixo, pode ter a certeza das coisas, também não tenho a certeza que o Zé Ribeiro esteja certo :)
 
os raciocínios dos comentários são interessantes e todos plausíveis. De facto, um boletim paroquial serve a paróquia e igualmente a Igreja (a que está situada nessa paróquia). No entanto, é redutor (tb acho) que se fale neste órgão de comunicação como serviço ao Papa ou ao Vaticano. A expressão faz lembrar aqueles jornais parciais que servem interesses de grupos, partidos ou outros...
 
e nós somos todos anjinhos com asinhas e aurélolazinha...

Manel, onde andaste nas férias? Vens com a pica toda!

Não me digas que tiveste amordaçado...tu vê lá!
 
Por este andar, ou eu me engano muito ou qualquer dia temos por aí um novo bispo...
(não és tu, Manel; fica descansado que não és tu!)
 
Hmmm, acho que sei quem é ...
Mas não é ainda muito novinho?
ZR.
 
Migalhas,
Eu sei que näo sou eu... A minha cabeça nunca aguentaria o aperto de uma mitra:)
 
Pois ZR! Mas "é de pequenino que se torce o pepino"!

Manel, com essa da mitra apertada, o teu crâneo corria o risco de ficar pequenino (atrofiado); e isso iria causar muitas dores (eu, até só de usar uns auriculares, fico com dores no crâneo!)
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?