<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 10, 2006

Preciso de terapia... 

A professora de Personalidade considera fundamental esta área do conhecimento, estruturante para qualquer abordagem psicológica. Já a professora de Avaliaçäo Psicológica, entende que a Personalidade é um conceito vago e que, se calhar, näo existe.
A Psicologia é uma espécie de Teologia sem Deus: a ciência ainda se cala diante do mistério.

Comments:
Ao longo dos secs XVII/XIX, muitos grandes matemáticos foram teólogos amadores; cito só Newton, Riemann, Weierstrass.

Uma piada que corria era que tal era muito natural, pois ambas as ciências tinham por objecto seres inexistentes - mas na Matemática era precisa uma prova e na Teologia bastava a convicção íntima ...

Eh, eh, ...
 
Supostamente a ciência procura encontrar a razão provada de todos os factos, acontecimentos.

Conjecturam-se hipóteses, verifica-se a sua veracidade e, caso se comprove a hipótese, explica-se o facto e suas consequências. A ciência é sempre vista como algo sempre em mutação, o que hoje é considerado como verdade, amanhã pode ser posto em causa por outra teoria e descobrir-se que, afinal, era falso.

A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Sendo que o conhecimento científico depende muito da lógica. Ou seja todos os efeitos têm uma causa justificada. É aqui que começa o confronto entre a ciência e todos os mistérios.

Os milagres, por exemplo, são uma autêntica chatice para os cientistas. Acontecimentos inexplicáveis que provocam resultados ilógicos.

Por muitos avanços que a ciência tenha dado haverão sempre silêncios provocados por mistérios insolúveis.

Já agora, se a psicologia é a teologia sem Deus, afinal quem é desempenha o papel de Deus na psicologia, é que se na teologia tudo se explica em Deus, como é que se explicam as coisas na psicologia?

E agora, quem se cala sou eu!
 
Pois é, a ciência pára e a teologia avança e dá respostas...
Um Abraço
 
Paulo,

A psicologia é uma ciência. Mas devido à enorme complexidade do seu objecto de estudo - a conduta humana ou, dito de outra maneira, a Pessoa - depara-se muitas vezes com enormes dificuldades.
O cérebro humano continua a ser um mistério; as bases neurológicas das nossas expressöes, sentimentos, decisöes, continua a ser um mistério; as emoçöes e a sua articulaçäo com as decisöes racionais continuam a ser um mistério...
Por tudo isto e muito mais é que eu fiz a analogia anterior, brincando com a relaçäo entre teologia e psicologia... O ser humano ainda é um enorme mistério para a ciência.

Abraço
 
Mistério??
Não. Nada que não possa ser explicado... cientificamente.

Mudei de casa.
 
Bluesmile,

Mistério no sentido de ainda näo ser possível à ciência dar uma explicaçäo completa. Dos trezentos e tal neurotransmissores que se adivinham a trabalhar na nossa carola, conhecemos relativamente bem meia dúzia deles...:)
Claro que seräo "conhecíveis". Mas, neste momento, isto e muitas outras coisas, ainda säo um "mistério"...
Era só isto que queria dizer... :)
 
Nem 1000 livros de ciência explicam tudo e tão bem como o Livro que dá pelo nome de Biblia Sagrada.
 
Caríssimo Paulo:

Depende, em absoluto, do que quiseres explicar.

Aliás, "explicar" é privativo da Ciência; a Bíblia não "explica" ...

ZR.
 
Ai Manel!
A Psicologia serve para explicar o inexplicável mas que tão bem se explica.
Que confusão aqui vai!

Há psicólogos e psicólogos.
Neste momento ando a fugir de uma certa psicóloga que esqueceu que há códigos a cumprir e uma ética profissional a respeitar.
Pretende servir de trabalhos (testes) de alguns professores para os aplicar numa certa sala de estudo situada quase paredes meias com a escola.
São os nossos testes e eles são os nossos alunos.
Valha-nos o Pai do Céu que aqui na Terra só há quem atrapalha...

Beijos peregrinos
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?