<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 23, 2006

Acordo no desacordo 

"Bento XVI e o Primaz da Comunhão Anglicana, Arcebispo Rowan Williams, assinaram esta manhã no Vaticano uma declaração comum, na qual assumem a existência de "sérios obstáculos" no caminho para a unidade entre as duas Igrejas e defendem que o verdadeiro ecumenismo “vai para além do diálogo teológico”, tocando “a vida espiritual e o nosso testemunho comum”.
Agência Ecclesia
Estamos todos de acordo quanto às nossas discordâncias. Já é um princípio. Ou näo?

Comments:
"O verdadeiro ecumenismo vai para além do diálogo teológico".
Já o sabíamos.
Trabalhemos juntos na caridade e a unidade a atingiremos ao menos quando chegarmos ao Céu.
Um abraço.
 
Eu Te bendigo ó Pai por aquilo que ensinas-Te aos pequeninos e humildes e ocultas-te aos sábios e inteligentes.

Obrigado

A Paz
 
Talvez valha a pena focar a atenção na fraseologia utilizada na troca de cumprimentos, antes de apresentada a declaração conjunta...

Um fala da aplicação do Evangelho aos desafios colocados pela sociedade moderna; o outro fala das influências e pressões negativas do mundo secularizado que afectam os cristãos.

Um fala da esperança em que o outro continue a levar a sério, no seu debate interno, o trabalho do diálogo teológico, prometendo acompanhá-lo com sentida oração; o outro fala da capacitação para uma mútua honestidade nas conversações e no discernimento de um caminho para a frente.

Um fala da busca em conjunto por uma completa fidelidade à missão/responsabilidade que repousa sobre nós como discípulos de Cristo; o outro fala do desejo em que o primeiro permaneça fundado nos Evangelhos e na Tradição Apostólica que formam o nosso património comum.

http://www.anglicancommunion.org/acns/articles/42/00/acns4218.cfm
 
O verdadeiro ecumenismo é aquele que é feito pelas comunidades de base. E há bons exemplos em Portugal de comunidades irmãs de católicos romanos e de anglicanos que se reunem mensalmente para oração em união espiritual.
Para que o Mundo creia!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
hehe
 
hehe...
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?